Saber comunicar críticas e elogios não é tão fácil quanto parece. Confira nossas 7 dicas para dar feedback e garanta na prática que a comunicação esteja alinhada
Dar um feedback satisfatório pode ser bem difícil para muitos gerentes, porém é extremamente essencial. Embora seja óbvio que sua equipe não pode melhorar, a menos que eles saibam o que eles poderiam estar fazendo melhor, pode ser desagradável para alguns profissionais essa pontuação de como esta sendo o seu desempenho.
Então, se dar um bom feedback é fundamental para o seu sucesso como um líder e improvável de ser uma habilidade que vem facilmente para você, onde você pode ir para aprender esta competência de gestão chave? Nosso artigo tem conselhos sobre como dar e receber feedback, incluindo essas ótimas dicas para gerentes:
O feedback negativo é mais fácil de tomar se a pessoa que você está falando compreende porque você está oferecendo. Consultores renomados sugerem que você inicie com frases como “A razão que eu estou dizendo isso é …” e “Estou esperando o resultado desta conversa…”
Talvez este deve ser óbvio, mas grande feedback não é uma palestra, é uma conversa. Certifique-se de ver esse tipo de interação como um intercâmbio de duas vias, Robin lembra os líderes.
De acordo com Profissionais de RH, “o propósito do feedback construtivo é encorajar o outro a entrar em uma conversa de solução de problemas com você, não a” mudar “para você. O propósito do feedback complementar é ajudar o outro a possuir e aproveitar forças.”
Se o seu empregado fica na defensiva, ele ou ela são menos propensos a compreender o que você está dizendo. Portanto, mantenha suas sessões de feedback concentradas em comportamentos específicos e seu impacto na equipe ou organização.
“A linguagem é importante”, salienta o artigo de Stanford. Evite rótulos (por exemplo, “você é insensível”) e não ofereça teorias sobre o motivo pelo qual uma pessoa age da maneira que ele ou ela faz (por exemplo, “você simplesmente não se importa o suficiente”).
A linguagem “I” geralmente bate o idioma “você”. Em outros lugares, outros especialistas sugeriram acrescentar a palavra ainda ao feedback negativo para suavizar o golpe (por exemplo, “você ainda não tem as habilidades para este projeto”).
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