reter talentos
Postado em 15 de março por Focsi

5 estratégias para reter talentos na sua empresa

Conseguir identificar e reter talentos na empresa em meio a cenários disputados é desafiador para qualquer RH. Confira nossas 5 estratégias para retenção:


Os profissionais adequados são como peças principais para o bom funcionamento de uma empresa. Conquistar o comprometimento através da transmissão de valores, objetivos e treinamentos, no entanto, não é uma tarefa fácil. Ainda mais com a concorrência tão acirrada de outras empresas que, igualmente, buscam estrelas para suas equipes.

Para que toda a capacitação não seja perdida, reter talentos é um fator essencial. Algumas ações funcionam como verdadeiros diferenciais no engajamento dos funcionários. Foi pensando nisso que listamos nesse post as principais estratégias para reter talentos na sua empresa. Confira!

Complemente sua leitura baixando nosso Ebook completo e gratuito sobre RH estratégico!

1. Um plano de carreira pode ajudar a reter talentos

É interessante que o funcionário visualize as possibilidades de crescimento que pode ter dentro da empresa. Por isso, elaborar um plano de carreira funciona como uma boa estratégia para que esse profissional enxergue suas oportunidades internas e invista no crescimento dele ali.

Realização no trabalho é uma das maiores preocupações da nova geração de profissionais, portanto, ofereça uma perspectiva de desenvolvimento mapeando as atribuições dos cargos e as possíveis qualificações.

2. Envolva os funcionários nos processos de decisão

Outra característica da geração atual de profissionais é a importância dada à participação nos negócios. São pessoas que querem as ideias sendo levadas em consideração, que se sentem apreciados quando suas sugestões são escutadas e apreciadas.

Por isso, é fundamental envolver os membros da sua equipe nos processos de decisão, engajando-os em projetos que estão em andamentos. Assim, os colaboradores se sentirão mais valorizados e consequentemente, motivados.

3. Valorize o bom clima organizacional

Ninguém se sente bem trabalhando em um lugar hostil. Um bom clima organizacional é essencial para reter talentos e contribuir para o bem-estar de todos na empresa. Disponibilizar uma área de lazer e convivência é fundamental para que os colaboradores estejam mais entrosados, como em um ambiente acolhedor.

Algumas ações podem melhorar o clima no ambiente de trabalho, como o estímulo à prática de esportes ou confraternizações. Campeonatos internos também podem engajar os funcionários, especialmente os realizados em equipe.

4. Forneça informações à sua equipe

Seu time de funcionários precisa estar bem informado para ser mais participativo. Fornecendo informações como as estratégias da empresa, perfis dos consumidores, tendências de mercado, valores, objetivos, principais conquistas e dificuldades, os trabalhadores acompanharão melhor o andamento dos negócios.

Esse tipo de informações pode aumentar as possibilidades criativas dos funcionários e, assim, eles poderão ajudar na superação de alguns desafios. Um movimento muito importante para que eles se sintam como parte do todo.

5. Invista no feedback contínuo

O retorno sobre todo o trabalho realizado é uma estratégia interessante para reter talentos. Esse feedback deve apontar as condutas positivas também, não somente as falhas. Reconhecer o que tem sido feito e mostrar os bons resultados é fundamental para que o colaborador se sinta mais motivado.

Os pontos negativos devem ser observados com bastante cuidado, sem diminuir o profissional. É importante apontar os caminhos para que ele corrija os erros e busque as mudanças com foco no seu crescimento. As chamadas críticas construtivas são os apontamentos que ajudam o trabalhador a atingir os objetivos da empresa e melhorar.

Seguindo essas estratégias, reter talentos não será um grande desafio. Assim, os colaboradores estarão mais engajados e a rotatividade de pessoal será reduzida.

Confira mais estratégicas específicas para gestão de pessoas e recursos humanos baixando nosso Guia completo de práticas de sucesso:


Posts relacionados