recrutamento e seleção
Postado em 19 de setembro por Focsi

Recrutamento e seleção: conheça os principais conceitos e atualizações para colocar em prática

Confira técnicas específicas para qualificar o processo de recrutamento e seleção! O foco é otimizar o tempo e a qualidade das triagens. Veja:


O setor de recrutamento e seleção vai muito além de preencher vagas em aberto. Com a dinâmica atual do mercado de trabalho, as empresas necessitam de um posicionamento diferenciado na disputa pelos melhores talentos. 

Diante disso, o processo que se tornou mais complexo por um lado, precisa de ações simples e assertivas por outro. Por isso, saber utilizar as ferramentas adequadas e a tecnologia a favor faz toda a diferença nesse contexto. 

Se você deseja otimizar o trabalho de recrutamento e seleção da sua empresa,  continue lendo este artigo. Vamos falar sobre as principais técnicas e trazer conceitos importantes para aplicá-los na prática. 

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Sumário

#1 O que é recrutamento e seleção
#2 Quais são os benefícios de um processo de recrutamento e seleção
#3 Tecnologia x recrutamento e seleção 
#4 Tipos de recrutamento
#5 Principais ferramentas para recrutamento e seleção

O que é recrutamento e seleção

Embora sejam duas palavras com significados diferentes, o conceito delas acaba confundido pelo hábito. 

Contudo, separar esses dois termos é importante para entendermos a raíz do que cada processo implica:

  • Recrutamento – é a busca por candidatos que preencham os requisitos para uma vaga. 
  • Seleção – consiste na escolha de candidatos por meio da análise de competências técnicas e comportamentais.   

Com esse foco, o próximo passo é compreender como as mudanças na área de recrutamento e seleção estão impactando positivamente as empresas ao longo do tempo. 

Quais são os benefícios de um processo de recrutamento e seleção

No passado, os processos seletivos eram realizados pelo Departamento Pessoal, atualmente conhecido como RH operacional. Esse ramo de recursos humanos lida com as etapas mais burocráticas dentro do setor como folha de pagamento, registro de ponto e encaminhamento de férias. 

Quando o RH passou a ganhar uma posição estratégica dentro das empresas, o processo de recrutamento e seleção também mudou. Além disso, outra situação começou a influenciar nessa disruptura: a disputa acirrada no mercado de trabalho. 

Com mais profissionais em busca de posicionamento, selecionar o perfil mais adequado à empresa não era mais uma questão de analisar currículo e fazer entrevista. Assim, outras formas para descobrir os talentos certos para as empresas foram incorporadas e, hoje, ainda continuam em constante transformação pelos impactos da tecnologia. 

Vamos olhar um pouco para os benefícios que o RH estratégico trouxe para o processo de recrutamento e seleção? 

Perfis alinhados com a empresa

Cada etapa do processo de recrutamento e seleção é pensada para chegar até o perfil que esteja alinhado com os propósitos do cargo e da empresa. Dessa forma, é possível escolher profissionais preparados para as funções, além de verificar habilidades que podem somar positivamente à equipe. 

Diminuição de turnover 

Quando os profissionais têm propósitos alinhados aos da empresa, fica mais fácil corresponder às expectativas. Dessa forma, é possível diminuir o número de demissões e aumentar o índice de retenção de talentos. 

Melhora a busca pela diversidade

Empresas preocupadas em manter um bom índice de diversidade nas equipes têm mais chances de avaliar os perfis dos candidatos. Aliás, é possível contar com estratégias específicas para a formação de times mais inclusivos. 

Diminuição de custos

Com um processo de recrutamento e seleção que aumenta as chances de contratações assertivas, também é possível também diminuir custos. Isto possibilita o investimento em capacitações adequadas, uma vez que já é possível ter uma compreensão das habilidades técnicas e comportamentais dos novos profissionais. 

Todos esses benefícios estão associados às exigências atuais das empresas que compreendem que a construção de uma equipe de peso é capaz de fazer toda a diferença na conquista de resultados positivos. 

Tecnologia x recrutamento e seleção 

A tecnologia é responsável por grandes mudanças no processo de recrutamento e seleção. Ainda que seja necessária uma avaliação profunda das habilidades dos candidatos em relação ao que a empresa busca, a tendência é que isso seja feito de forma cada vez mais simples.

Hoje, já é possível contar com recursos de Inteligência Artificial (IA), Machine Learning e a utilização de Big Data para ir em busca de talentos. Um exemplo disso são os programas que possibilitam aplicar filtros para candidatos, de acordo com o que o recrutador busca. Isso economiza muito tempo no processo, uma vez que a análise de currículos é uma das etapas mais demoradas. 

A própria busca online, por meio de redes sociais como o LinkedIn, também é um exemplo de como a tecnologia transformou esse processo. 

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Tipos de recrutamento

Boa parte do sucesso nas etapas de recrutamento e seleção depende da adoção de uma estratégia adequada. Conhecer os processos mais aplicados auxilia também na hora de conduzir possíveis dificuldades, prevendo cenários e ações que geram resultados positivos. 

Assim, chegou a hora de falarmos sobre diferentes tipos de recrutamento que você pode escolher para a formação de sua equipe. 

Recrutamento interno

É um processo seletivo voltado para profissionais que já fazem parte da empresa. Possibilita a troca de setores, de áreas e até mesmo a promoção de talentos que já atuam na instituição. 

A divulgação da vaga ocorre internamente com todas as especificações do perfil solicitado para o cargo. 

Uma das principais vantagens desse tipo de processo seletivo é já conhecer as características e habilidades do profissional, tanto técnicas quanto comportamentais. O processo tem chances de ter uma duração menor e com isso diminuir os custos. 

Além disso, também é vista como uma forma de valorizar quem já faz parte da equipe, funcionários que buscam novos desafios e melhores oportunidades de carreira. E vale lembrar que esta é uma medida importante para reduzir o turnover, principalmente pela oportunidade de crescimento. 

Portanto, o recrutamento interno pode ser ideal para:

  • aumentar o engajamento e motivação entre os funcionários;
  • fazer um processo seletivo mais curto;
  • selecionar candidatos para vagas estratégicas.

Contudo, também é necessário um planejamento para lidar com possíveis desvantagens e assim,  não prejudicar o clima organizacional. 

Vamos ver exemplos prático dessa situação?

Mover um colaborador para outro setor significa a abertura de uma nova vaga ou a diminuição de uma equipe. Internamente, é preciso traçar estratégias para diminuir impactos negativos. 

Outro ponto é a preparação de gestores para essas situações. É preciso a adoção de uma postura familiar com o processo para evitar qualquer desconforto dentro da equipe. 

E por último, um dos efeitos colaterais mais complicados pode ser a desmotivação daqueles que não conseguiram a vaga. Por isso, é interessante a aplicação de um feedback adequado e voltado para o crescimento profissional.  

Recrutamento externo 

O recrutamento externo consiste na busca de profissionais no mercado de trabalho. Primeiramente, é identificado junto ao gestor da área solicitada o perfil adequado à vaga. Depois, o RH prepara as formas de divulgação com todas as informações para chamar a atenção de candidatos com as habilidades definidas. 

Normalmente, é estabelecido um prazo para o recebimento de currículos de modo a dar andamento e levar agilidade ao processo. A partir disso, começa a etapa de triagem dos candidatos que se adequam à posição. 

Este tipo de processo seletivo é ideal quando:

  • a empresa busca renovar o quadro de colaboradores;
  • deseja aumentar a diversidade dentro da empresa;
  • gerar visibilidade e agregar valor à empresa no mercado de trabalho;
  • atrair talentos de outras cidades ou, ainda, de empresas concorrentes.

Embora ofereça diversas vantagens, o recrutamento externo deve ser acompanhado de transparência, principalmente em relação aos profissionais que já atuam na companhia. Este quesito é fundamental para evitar o sentimento de desvalorização de quem contribui com a equipe. Da mesma forma, a sensação de que não há espaço de crescimento dentro da empresa. 

Fazer um processo seletivo externo também é mais caro e pode ser mais demorado em relação ao processo interno. Para auxiliar, é possível buscar alternativas como:

  • utilizar serviços de headhunters;
  • empresas especializadas em recolocação;
  • agências de recrutamento e seleção;
  • aproveitar oportunidades em feiras de emprego;
  • criar e manter um banco de talentos atualizado. 

Neste outro artigo falamos sobre 4 formas de qualificar o seu processo de recrutamento e seleção.  

Recrutamento misto

O recrutamento misto é aquele aberto tanto para colaboradores da empresa quanto para outros profissionais do mercado de trabalho. Este processo seletivo é divulgado simultaneamente, de forma que todos os candidatos realizem as etapas juntos. 

Entre os benefícios desse tipo de seleção está a diversidade de candidatos, oferecendo um leque muito maior de escolhas. No entanto, é um processo que deve ser conduzido com cuidado, uma vez que gera dúvidas tanto para o público interno quanto externo. 

É comum, por exemplo, que os funcionários não compreendam os motivos de estarem concorrendo com pessoas de fora da organização. Ao mesmo passo, profissionais de fora podem pensar que estão em desvantagem por não conhecer todos os processos da empresa em relação à alguém que já trabalha na companhia. 

Recrutamento às cegas 

O recrutamento às cegas é aquele em que os recrutadores desconsideram informações pessoais no momento da seleção. É uma forma imparcial e que busca selecionar profissionais baseando-se apenas nas habilidades verificadas. 

Dessa forma, o recrutador não toma conhecimento de idade, sexo ou endereço, por exemplo. Isso é feito com auxílio de um software onde os candidatos preenchem as especificações que ajudarão os recrutadores a entenderem se estão capacitados para a vaga. 

Inbound Recruiting

O Inbound Recruiting tem suas origens no Inbound Marketing. Ficou perdido? Então vamos explicar melhor esse conceito. 

Inbound Marketing é uma estratégia de Marketing que tem como premissa educar os consumidores sobre um produto. Com isso, é possível despertar o interesse a partir da identificação com as soluções que o produto ou serviço oferece para uma necessidade específica, que também chamamos de “dor” do consumidor. 

No Inbound Recruiting, o objetivo é que você consiga despertar o desejo no candidato em trabalhar para a sua empresa. 

Para aplicar este tipo de recrutamento e seleção é preciso estabelecer os seguintes passos: 

  1. Desenhar o perfil do candidato ideal, o que no Marketing chamamos de persona;
  2. Pensar nas estratégias que serão usadas para despertar e atrair esse perfil e convertê-lo em candidato. Isso é feito por meio de materiais ricos como vídeos, infográficos e eBooks que tratem de assuntos sobre a realidade desses profissionais;
  3. Estabelecer uma forma de nutrir a comunicação com os candidatos e profissionais contratados. Isso ajuda no engajamento e a construir uma imagem positiva da marca. 

Esta é uma forma atual e que vem ganhando espaço dentro dos processos seletivos para novos talentos. 

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Principais ferramentas para recrutamento e seleção

Durante um processo de recrutamento e seleção, também é possível e fundamental contar com o apoio de ferramentas. Trabalhadas em conjunto, elas podem gerar uma otimização importante do início até a conclusão de cada etapa. 

Vamos conferir alguma delas?

Redes Sociais 

Os sites de redes sociais tornaram-se oportunidades para divulgação do perfil profissional e também de relacionamento com recrutadores. Entre eles, destacamos o LinkedIn que há muito tempo deixou de ser utilizado como uma cópia virtual do currículo, para promover a interação e o networking. 

É um espaço bastante utilizado para entrar em contato com profissionais dos mais diversos setores e de diferentes localizações. A rede ainda possibilita ter uma boa ideia das competências dos possíveis candidatos por meio do acesso a conteúdos publicados, como artigos. 

Softwares de recrutamento e seleção

Os softwares de recrutamento e seleção são bastante utilizados para otimizar o tempo durante o processo. Isso é possível por meio de algoritmos e filtros avançados que possibilitam a utilização de métricas, o acesso a portais de vagas e o gerenciando cada etapa.

Além disso, outro ponto importante é a possibilidade de ter uma comunicação integrada. Dessa forma, o recrutador pode ter facilidade desde a solicitação da vaga pelo gestor até o envio de propostas de contratação. 

Portais de vagas 

Esta ferramenta na web está disponível em versões pagas e gratuitas para a divulgação de vagas. Os candidatos podem acessar as oportunidades e fazer a candidatura online. 

É possível também a aplicação de filtros como os de localização e escolaridade — o que otimiza o processo. 

Além dos portais com vagas diversas, também é possível contar com portais que selecionam a partir de nichos. Dessa forma, é possível fazer buscas mais específicas por área, como jornalista ou desenvolvedor, por exemplo. 

Empresas especializadas em Recrutamento e Seleção

Uma das formas de otimizar o processo é trabalhar em parceria, utilizando os serviços oferecidos por uma empresa especializada em recrutamento e seleção como a Focsi

Os serviços são prestados tanto para contratações temporárias quanto efetivas, seguindo o perfil solicitado pelo cliente. Entre as ferramentas utilizadas estão: entrevistas por competência, aplicação de dinâmicas empresariais, assessment e testes psicológicos. 

Estar por dentro dos pontos abordados é fundamental para conduzir um processo de recrutamento e seleção de forma eficaz e tranquila. Mas é claro, sempre é bom ir além.

Por isso, se você quiser aprofundar os seus conhecimentos em recrutamento e seleção, aqui vai uma última dica: confira agora mesmo esse guia prático para o seu RH seguir


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