contratação de trabalho temporário
Postado em 8 de março por Focsi

5 vantagens da contratação de trabalho temporário

A contratação de trabalho temporário é uma modalidade extremamente lucrativa e procurada por empresas. Entenda por quais motivos


A contratação de trabalho temporário sempre existiu e muitas empresas recorrem a ela como forma de obter serviços sem a necessidade de contratações fixas, que vão permanecer como despesas na folha de pagamento.

Veja a seguir 5 vantagens da contratação de trabalho temporário!

Aproveite para baixar agora mesmo nosso Ebook gratuito sobre o assunto!

1. O não pagamento de multa de FGTS

As vantagens do trabalho temporário referem-se principalmente aos custos, já que ele gera mais economia para a empresa.

Em relação a certos encargos sociais, por exemplo, é possível sentir com relevância a diferença sobre o caixa empresarial.

O recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para o trabalhador temporário segue as mesmas regras que para os outros trabalhadores, mas com uma diferença: não existe indenização de multa de 40% sobre o FGTS no momento em que há o desligamento do trabalhador devido ao término do contrato.

2. A ausência de estabilidade

Para muitos setores, outra grande vantagem do empregado temporário é a ausência de estabilidade. O trabalho temporário não dá direito à estabilidade caso ele tenha que se afastar por causa de problemas de saúde ou porque sofreu algum acidente enquanto desenvolvia sua atividade laboral. Essa estabilidade é prevista no artigo 118 da Lei nº 8213/1991 para os empregados permanentes.

Essa ausência de estabilidade vale também para empregados eleitos membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e empregadas gestantes.

Se acontecer afastamento, deve ser apresentada a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) a fim de que o empregado temporário a apresente no INSS. Quando se encerrar o prazo de contrato de trabalho, o vínculo extingue-se naturalmente, sem a necessidade de prorrogação até a alta médica.

Isso é compreensível, considerando que o empregado não é um funcionário efetivo da empresa.

Leia também: Como funciona o trabalho temporário: entenda!

3. Contratação de trabalho temporário é oportunidade de conhecer novos talentos

Outra vantagem do trabalho temporário é a possibilidade de a empresa conhecer novos profissionais, o desempenho individual de cada um e, posteriormente, poder contratá-los definitivamente.

Nesse caso, o empregado temporário atua como um estagiário, podendo mostrar sua capacidade e desenvolver suas habilidades. É uma boa oportunidade inclusive para os jovens iniciantes.

Trata-se de um benefício que alcança as duas partes: o empregador e o trabalhador.

4. Menos despesas na folha de pagamento

Certamente outra boa vantagem financeira para a empresa é enxugar sua folha de pagamento. Uma empresa cheia de funcionários permanentes deve assumir salários e encargos pesados que, em médio e longo prazos, representam custos que reduzem a margem de contribuição e/ou a margem de lucro líquido.

trabalho temporário torna-se uma possibilidade de não manter a folha de pagamento sempre a mesma, com custos recorrentes que passam por reajustes periódicos. Eis alguns dos encargos, além dos salários, que incidem sobre uma folha de pagamento de funcionários ou representam despesas extras:

  • horas extras;
  • adicionais noturnos/por insalubridade e outras condições especiais de trabalho;
  • férias proporcionais;
  • repouso semanal remunerado;
  • indenização por demissão sem justa causa;
  • multa de 40% sobre FGTS no momento do desligamento;
  • vale-alimentação;
  • vale-transporte;
  • diárias;
  • indenização por acidente de trabalho;
  • custos com manutenção da saúde e muitas outras coisas.

5. Menos possibilidade de problemas trabalhistas

trabalho temporário oferece menos riscos de causas trabalhistas. Seu relacionamento trabalhista com a empresa é provisório, não dando margem ao surgimento de grandes conflitos. Além disso, o trabalhador que deseja ficar bem visto, podendo ser posteriormente chamado novamente para trabalhar, evita entrar em conflito com o patrão.

Já o trabalhador permanente, que goza de certa estabilidade, sente-se mais confiante para exigir muito e até “provocar” situações que geram processos judiciais trabalhistas. Claro que não são todos os funcionários que agem assim, mas há os que pensam sempre em levar grandes vantagens sobre a empresa.

Confira também nosso Ebook gratuito sobre as diferenças entre trabalho temporário e terceirizado e garanta que sua empresa esteja dentro das determinações:


Posts relacionados