RH estratégico
Postado em 30 de janeiro por Focsi

O que é RH estratégico e como pode ajudar sua empresa: entenda

Ter o departamento de Recursos Humanos como parte das determinações estratégicas da empresa (RH estratégico) não é novidade. Contudo, poucas organizações se atentam devidamente à proposta e acabam investindo pouco […]


Ter o departamento de Recursos Humanos como parte das determinações estratégicas da empresa (RH estratégico) não é novidade. Contudo, poucas organizações se atentam devidamente à proposta e acabam investindo pouco no potencial do setor.

Deixá-lo de lado pode ser uma atitude muito prejudicial ao negócio. Afinal, é essencial que a gestão de pessoas esteja bem conectada ao restante do trabalho, para que gere bons resultados e obtenha lucratividade.

Por isso, neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre o que é RH estratégico e mostrar sua real importância. Se você se interessa pelo assunto, é hora de dedicar um tempo especial a ele. Vamos lá?

O que é RH estratégico?

O conceito de RH estratégico está na ativa desde a década de 1980 e abrange duas abordagens importantes. A primeira delas define o termo como a soma entre missão, estrutura e estratégia.

Ou seja, significa que o processo seletivo, a remuneração e avaliação de procedimentos internos devem ser feitas de acordo com o perfil da empresa de forma estratégica.

A segunda abordagem, por sua vez, é uma concepção desenvolvida pela Harvard Business School. Ela determina que o setor de RH não tem apenas a função de adaptar pessoas e recursos, mas também de tomadora de decisões relacionadas ao planejamento estratégico da empresa.

Sendo assim, a definição geral do conceito coloca o RH em um papel ativo no planejamento estratégico do negócio. Já que o setor tem um conhecimento profundo sobre a organização.

Inclusive, assim como os outros setores da empresa, ele traça suas metas e os melhores meios para cumpri-las nos prazos estipulados.

→ [BLOG] Saiba qual tipo de liderança sua empresa precisa com 5 exemplos

Quais são os benefícios do RH estratégico?

São diversos os benefícios proporcionados pela implementação do RH estratégico em uma empresa. Selecionamos os 2 principais. Veja:

#1 Valores da empresa alinhados com a gestão de pessoas

O primeiro deles é que suas práticas ajudam no alinhamento da gestão de pessoas com as concepções da empresa.

Isso significa que a organização passa a enxergar seus colaboradores como vantagem competitiva. E se torna mais dedicada em qualificar seus profissionais de acordo com suas necessidades.

→ [BLOG] Gestão de RH: 3 ferramentas online e 2 dinâmicas para capacitar sua equipe!

#2 Equipes engajadas

Outra vantagem é o engajamento das equipes. Com um sistema eficiente de treinamento, os funcionários desenvolvem ainda mais suas habilidades. E se sentem mais valorizados pela organização.

Os serviços, então, passam a ter ainda mais qualidade e diferencial, dando um nome ainda mais forte para a empresa.

Com isso, será inevitável alcançar os objetivos e resultados almejados pela empresa. Os números de vendas crescerão e a estrutura aumentará, bem como a visibilidade no mercado.

Como pode ajudar seu negócio?

Com a crescente competitividade de mercado, as empresas começaram a perceber que precisam valorizar ainda mais sua equipe. Afinal, é por meio de um bom capital humano que mais negócios são gerados e bons resultados são alcançados.

Dentro deste cenário, o setor de Recursos Humanos tem um papel muito importante, cada vez mais participativo dentro da tomada de decisões de uma organização, ele atua de forma estratégica dentro de todos os processos que envolvem os colaboradores.

#1 O ciclo do colaborador na empresa é mais bem entendido

Ao aliar RH estratégico e gestão de pessoas, é possível ter uma compreensão mais aprofundada do ciclo de vida de um colaborador dentro da empresa. Com isso, identifica-se mais facilmente quais foram suas conquistas, quais são seus pontos fortes e quais contribuições ele trouxe para dentro de seu setor.

A partir destas constatações, metodologias são desenvolvidas para vincular as necessidades da empresa às necessidades deste colaborador, ambos passam a caminhar juntos em desenvolvimento e têm seus perfis ajustados à realidade do outro, o que resulta em um desempenho de alta performance.

#2 A comunicação e a gestão de pessoas se tornam aliadas

Uma das principais características do RH estratégico é a comunicação, estabelecer um diálogo entre todos os níveis e áreas da empresa é fundamental para criar valor participativo e fazer com que os colaboradores sejam realmente ouvidos.

Esse diálogo favorece as práticas e políticas internas da empresa, principalmente as que são relacionadas ao setor de Recursos Humanos e à sua função de gerir pessoas. Quando a equipe se mobiliza para se fazer ouvir e recebe retorno, isso significa que o tão esperado engajamento está acontecendo e que a motivação se fará muito mais presente no cotidiano da organização.

→ [BLOG] 3 técnicas de Trabalho em Equipe para sua empresa crescer

#3 A atuação do RH estratégico mostra ainda mais alcance

Muitas empresas possuem filiais, parceiros e unidades espalhadas pelo país. Por isso, é fundamental que a gestão de pessoas alcance todos esses funcionários da mesma maneira, sem deixar a desejar.

É neste momento que o RH estratégico se faz presente, ele consegue unificar a comunicação, incentivar adaptações em casos de transferências e novas contratações e ajudar no entendimento de que, seja onde estiverem, todos os colaboradores fazem parte igualmente do crescimento da empresa.

#4 A cultura organizacional é bem estruturada

Não é segredo algum que uma grande empresa precisa ter a sua cultura organizacional muito bem estruturada. E esta é outra função do RH estratégico: fazer com que os colaboradores recebam o devido reconhecimento e trabalhem em prol de todo o seu potencial.

Quando tais fatores são trabalhados de forma correta, a percepção de bons resultados é imediata, o colaborador começa a entender o meio em que trabalha, para o que ele trabalha e como isso afeta o negócio. A gestão de pessoas entra em cena para firmar essas concepções e cuidar para que elas sejam sempre verdadeiras na rotina da equipe.

E você, como enxerga o RH estratégico dentro de sua empresa quando se trata de gestão de pessoas? Concorda com os pontos que foram citados aqui? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e participe!

Como implantar o RH estratégico na empresa?

A primeira providência para se ter um RH estratégico dentro da empresa é investir em colaboradores. Deste modo, a organização se transformará em um ambiente aberto, receptivo e disponível para mudanças e melhorias. Destinar parte deste investimento para o setor de RH é fundamental.

Palestras corporativas, cursos e eventos são excelentes meios de capacitar a equipe para esta evolução e preparar a gestão para os novos desafios. Aos poucos, o RH poderá começar a se manifestar de maneira efetiva nas decisões importantes da equipe e moldar sua participação nestes momentos.

Por fim, é de suma importância promover a importância da cultura de inovação na empresa. É fundamental conscientizar os colaboradores sobre o fato de que, mesmo que a tecnologia melhore processos, as pessoas da organização também são responsáveis por mudar e evoluir o ambiente.

Quer ler mais sobre a implementação do RH estratégico? Então baixe nosso Ebook gratuito sobre o tema:


Posts relacionados